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Quando as redes sociais podem se tonar um problema para o meu negócio?

Quem me acompanha aqui no blog e nos meus outros canais de comunicação, sabe o quanto eu bato na tecla de que todos os empreendedores devem explorar ao máximo todas as vantagens oferecidas pelas redes sociais para aumentarem o seu faturamento.

Com elas, você consegue expor os seus produtos e alcançar pessoas que jamais conseguiria em uma loja física.

Acontece que se você cometer alguns erros bobos, ao invés de uma grande aliada, as redes sociais podem se tornar um grande problema para o seu negócio.

Neste artigo eu vou falar sobre 3 deles:

1- O seu suporte demora demais para responder.

A pessoa encontrou o seu perfil, se interessou pelo seu produto, entrou em contato para tirar alguma dúvida e o seu suporte simplesmente demorou tanto para a responder que quando esse retorno finalmente chegou ela já havia desistido da compra ou já havia comprado na sua concorrente, que ofereceu um atendimento mais rápido.

De que adianta se dedicar tanto e às vezes até pagar para aparecer para as pessoas se depois a sua empresa não vai ter um bom suporte para tirar todas as suas dúvidas e fechar a compra caso ela se interesse pelo seu produto?

Vivemos em um mundo imediatista, se a sua empresa demora para responder o seu cliente, mais do que o prejuízo de não fechar aquela venda, essa pessoa ainda vai considerar a experiência com a sua empresa ruim.

2- Você não monitora as suas redes sociais.

O que eu mais vejo nas redes sociais, são empresas que possuem uma audiência enorme mas que não se dão ao trabalho de monitorar as suas redes sociais, não acompanham os comentários feitos nas suas publicações e nem tentam descobrir o que as pessoas estão falando sobre ela na internet.

Exemplo clássico, você encontrou na internet uma loja de vestuário que tem uma peça que você quer muito comprar, entra no seu perfil e em uma das suas publicações encontra um comentário dizendo: “comprei e até agora não chegou”.

Não importa se de 200 comentários, 199 são elogiando a loja e a peça, aquele único comentário ruim vai ficar na sua cabeça e você vai desistir da compra na hora.

Provavelmente esse cliente que reclamou foi uma exceção, se essa loja monitorasse as suas redes sociais, teria identificado essa falha, entrado em contato com ele, resolvido o seu problema e contornado a situação antes que ela se tornasse algo maior e manchasse a sua imagem.

3- Você não investe no relacionamento com o cliente

Pior do que perder uma possível compra, é perder quem já compra de você.

As pessoas gostam de estar envolvidas emocionalmente com as empresas em que elas realizam as suas compras.

Já vi gente que não troca uma determinada marca por nada nessa vida, e sendo bem sincero, com as milhares de opções ofertadas o tempo inteiro na internet, nada pode ser mais valioso para a sua empresa do que um cliente fiel.

Se a sua empresa não compreende o perfil dos seus consumidores e não planeja estratégias de marketing com ferramentas capazes de beneficiar esses clientes, ela será trocada facilmente pois não usou as redes sociais ao seu favor.

Tudo o que foi dito aqui, pode ser revertido, basta que você entenda que possui um problema e queira resolvê-lo.

 

Eu sei que pagar um profissional apenas para o suporte da sua empresa pode parecer um gasto desnecessário, mas não é!
Veja isso como um bom sinal, se você não consegue mais dar conta de atender sozinho todo mundo que te procura e de realizar todas as outras tarefas que você tem como responsabilidade na sua empresa, isso significa que você está crescendo.

Continue sim produzindo os seus conteúdos orgânicos e investindo em anúncios pagos, mas nunca deixe de ficar de olho no que estão falando de você, no que estão comentando nas suas redes sociais, separe um tempinho do seu dia apenas para isso e esteja sempre atento, aposto que essa simples atitude pode te evitar muita dor de cabeça.

De maneira nenhuma esqueça das pessoas que compram de você, esteja sempre interagindo, agradecendo, respondendo os seus comentários e planejando recompensas para elas, pesquise sobre marketing de relacionamento e valorize essas pessoas, hoje em dia um cliente fiel é a melhor coisa que a sua empresa pode ter.

Sempre que puder, poste em suas redes sociais depoimentos de clientes satisfeitos, isso aumenta a sua autoridade, passa credibilidade para a sua empresa e ajuda no processo de decisão daqueles que estiverem em dúvida se compram ou não de você!

E quando se sentir pronto para vender como a sua empresa nunca vendeu, eu quero que você conheça o meu curso, chamado SOCIAL VENDAS, nele eu ensino tudo sobre anúncios pagos, inclusive como eles podem encontrar clientes ideais para você nas redes sociais sem muito esforço.

Você dá conta?
Então saiba mais clicando aqui.

Sucesso e até a próxima!
Hebert Silva.