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Por que nem todos os meus seguidores veem as minhas postagens no Instagram?

Com 95 milhões de usuários ativos todos os dias apenas no Brasil, não é de se espantar que o Instagram seja a rede social com a maior taxa de engajamento da atualidade. Com tanto sucesso e com tantas pessoas à sua disposição, essa ferramenta se tornou uma ótima oportunidade para quem deseja vender na internet.

Mas nem tudo é um mar de rosas…

Se você é empreendedor e utiliza o Instagram para anunciar os seus produtos, com certeza já deve ter percebido que de uns tempos para cá, nem todos os seus seguidores têm visto os conteúdos que você posta, e que isso consequentemente tem diminuído o seu número de alcance, engajamento e principalmente de vendas.

Neste artigo eu te explico porque isso tem acontecido e te mostro como você pode reverter essa situação.

Antes de mais nada, eu quero que você entenda que diferente do que foi viralizado por aí, o Instagram não limitou a entrega dos seus posts, o que realmente aconteceu foi que as redes sociais mudaram a sua forma de entregar conteúdos.

Antes, essa entrega era feita de forma cronológica, os posts eram exibidos para os seus usuários na ordem em que eram postados, mas em meados de 2016 o Instagram desenvolveu um algoritmo que tem sido o responsável por hoje entregar para as pessoas apenas o que for mais relevante para elas.
Ou seja, em uma tentativa de melhorar a experiência dos seus usuários, apenas o que eles curtem, comentam, compartilham e salvam aparece primeiro em seu feed.

Isso significa que se o seu seguidor não interagir com o seu perfil e com o que você posta, os seus conteúdos vão ser entregues sim, mas só serão vistos se o seu seguidor tiver tempo para continuar rolando o seu feed.

E é aí que entra o problema…

Com a infinidade de conteúdos disponibilizados o tempo inteiro nas redes sociais cada vez que você atualiza o seu feed, vai ser muito difícil alguém chegar até a sua publicação se ela não aparecer entre as primeiras.
Com certeza isso vai dificultar o seu alcance e até mesmo diminuir as suas vendas, por isso eu separei duas alternativas que o seu negócio pode tentar aplicar para contornar essa situação, uma com mídias orgânicas e outra com mídias pagas.

MÍDIAS ORGÂNICAS

Para melhorar o alcance das suas mídias orgânicas, você vai precisar entender como esse algoritmo funciona e quais são os seus 3 princípios básicos:

1- TEMPORALIDADE

Mesmo que o Instagram não mostre mais os posts de forma cronológica, ainda é importante que você mantenha uma boa frequência de postagens em seu perfil, já que essa rede social leva em consideração que os seus usuários querem sempre ver conteúdos novos e recentes.
Não é nenhuma garantia, mas quanto mais você postar, mais chances o seu conteúdo tem de aparecer.

2- ENGAJAMENTO

De forma orgânica, produzir conteúdos interessantes é o que vai ajudar a melhorar o alcance das suas publicações.
Se você conhecer o seu público e oferecer para ele conteúdos que sejam do seu interesse, vai ser mais fácil chamar a sua atenção e fazer com que eles escolham consumir o seu conteúdo ao invés dos outros milhares que eles têm a sua disposição.
Com isso, o algoritmo vai entender que o seu conteúdo é relevante e vai entregá-lo mais vezes.

Ps: Se a sua publicação tiver um alto engajamento nos seus primeiros instantes, a chance do seu alcance melhorar é ainda maior.

3- RELACIONAMENTO

Quanto melhor for o seu relacionamento com a sua audiência, mais chance você tem de aparecer para ela, afinal, o algoritmo se baseia no histórico de interação dos seus usuários e lhe mostra primeiro os perfis que ele mais interage.
Então esteja sempre presente na vida das pessoas que te acompanham e as incentive a terem alguma ação de interação com o seu perfil.
Seja uma curtida, um compartilhamento com um amigo, uma marcação, uma hashtag, deixar comentários … Como eu já disse, nada disso é 100% garantido mas com certeza já vai te ajudar bastante.

MÍDIAS PAGAS

Agora, uma opção para contornar essa situação com mídias pagas é começar a investir em anúncios patrocinados, o que eu acho uma maneira muito mais fácil, assertiva e vantajosa de obter resultados. Porque com eles você investe um valor (que não é alto, custa menos de R$6,00 por dia) e tem a garantia de que realmente vai aparecer para as pessoas.

E o que é melhor, os seus conteúdos não serão entregues apenas para as pessoas que já te seguem, com os anúncios pagos você monta um perfil de como seria o seu cliente ideal e o algoritmo entrega o seu conteúdo para essas pessoas também, mesmo que elas não te sigam.

Isso aumenta não só o seu alcance mas também as suas chances de venda, além de te poupar tempo, pois você não vai mais precisar ficar postando conteúdos o tempo inteiro, basta um único anúncio bem feito.
Para quem usa as redes sociais como um canal de vendas, com certeza essa é a melhor opção.

E essas não são as únicas vantagens de se utilizar os anúncios pagos, se você quer saber mais sobre eles, eu tenho um e-Book que te ensina tudo o que você precisa saber sobre como anunciar de forma paga na internet, além de um guia completo para quem ainda não domina essa ferramenta e deseja dar os seus primeiros passos.

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Sucesso e até a próxima!